imagem

imagem

HEREDITARIEDADE

No programa de Ciências Naturais do 3º ciclo do Ensino Básico e no de Biologia do Ensino Secundário a temática da hereditariedade é abordada com diferentes graus de profundidade. 

O Projeto Pedagógico Hereditariedade constitui um complemento às atividades letivas, permitindo uma abordagem geral a alguns aspetos da hereditariedade e genética, sendo os alunos confrontados com situações concretas de transmissão de características ao longo das gerações, podendo recriar as experiências realizadas por geneticistas clássicos, utilizando um modelo biológico de excelência, a Drosophila melanogaster. Este organismo é usado como modelo biológico para pesquisa há um século.

A Drosophila melanogaster é um insecto com aproximadamente 3 mm de comprimento, podendo ser visto próximo de fruta em fermentação, o que faz com que também seja conhecido como mosca do vinagre (ou mosca da fruta).

 
Frascos de cultura de Drosophila melanogaster no Laboratório de Ciências Naturais (23.11.12)
 
Estudo da transmissão de caraterísticas na mosca Drosophila melanogaster
- Turma 12ºA -
 
 
 
 
 
Análise do kit Drosophila fornecido pelo Visionarium (Centro de Ciência Viva de Santa Maria da Feira). Elaboração do alimento para as culturas das moscas.



 

Identificação de machos e fêmeas e dos vários mutantes de
Drosophila melanogaster.

 
 
Transferência de moscas, das diferentes mutantes, para novas culturas.








Cruzamentos efetuados para estudo de hereditariedade de certas caraterísticas da Drosophila.
 
Cartazes elaborados sobre o projeto Hereditariedade