imagem

imagem

Escola Ambiental da Carriça

Tertúlia – Conversas sobre alimentação
No dia 22 de maio entre as 21h00m e as 23h, teve lugar a Tertúlia – Conversas sobre alimentação”. Esta atividade foi orientada pela professora Cristina Teixeira, que leciona a disciplina de Biologia do 12º ano e pela Dra. Helena Sousa da Escola de Educação Ambiental da Carriça, que é parceira da escola através do Projeto “Mil Escolas”.
Nesta atividade os alunos participaram com posters elaborados no âmbito da tema “Exploração Sustentada dos recursos do planeta”, trabalhado em sala de aula e cuja apresentação dos mesmos decorreu sob a forma de tertúlia.
Todos os alunos participaram entusiasticamente, sendo muito claros na exposição dos seus pontos de vista, facilitando a transmissão da mensagem se sensibilização ambiental.
Esta atividade foi muito bem sucedida, uma vez que todos os presentes se envolveram ora colocando questões, ora apresentando respostas, ora fazendo partilha de experiências/ práticas. No final todos os presentes puderam conviver num pequeno lanche, onde se degustaram chás, bolos, bolachinhas, cuja confeção foi amiga do ambiente.
 
 
 
 
 
 
Whorkshop – Cosmética Natural
No dia 13 de maio entre as 17h15m e as 21h, teve lugar o Workshop - “cosmética Natural”, dirigido aos professores da Escola Básica e Secundária de Airães. Esta atividade foi orientada pela Dra. Helena Sousa da Escola de Educação Ambiental da Carriça, pertencente à Associação Salta Fronteiras - Organização Não Governamental de Defesa do Ambiente, que é parceira da escola através do Projeto “Mil Escolas”.
Neste workshop, foi apresentado o powerpoint “Cosmética Natural” a partir do qual foram abordados vários assuntos, tais como: as origens e práticas/técnicas usadas na Cosmética Natural. De seguida, passou-se à realização da parte prática do workshop.
Os professores presentes produziram diferentes produtos de cosmética natural. Esta atividade foi bem sucedida, uma vez que todos se revelaram bastante interessados devido às questões que colocaram. Deste modo, conseguiu-se atingir os objetivos do workshop: experimentar a confeção passo-a-passo de alguns cosméticos de utilização diária, desde o cuidado da pele ao cuidado capilar, como por exemplo, sabonetes, pasta dentífrica, bálsamo labial, entre outros; produzir cosméticos naturais; controlar o tipo de produtos que utilizamos diariamente e nos afetam a diferentes níveis, desde a saúde até à responsabilidade ecológica.