A Campanha "Charcos com Vida" é organizada e gerida pelo CIBIO-DIV-Unidade de Divulgação e Comunicação de Ciência em Biodiversidade do CIBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos). Este projeto visa contribuir para a inventariação, adoção, construção e exploração pedagógica de charcos, de forma a contribuir para o conhecimento e observação da sua biodiversidade e a sensibilização sobre a importância destes habitats.
Primeiro Período
Uma vez inscrita neste programa a Escola Básica e Secundária de Airães iniciou as atividades neste âmbito.Os alunos começaram por fazer uma pesquisa de possíveis charcos a adotar. O primeiro charco adotado situa-se em terrenos contíguos à escola, na Quinta do Mosteiro.
Charco Nº1 - Quinta do Mosteiro |
Recolha de água e de espécies características do Charco. |
Algumas espécies recolhidas pelos alunos no Charco. |
Poster sobre a biodiversidade no charco - 1ºperíodo |
Análise Físico – Química da Água do Charco (28/11/2012)
| |
Temperatura
|
13⁰C
|
pH
|
5,5
|
Oxigénio
|
6,0 mg/L
|
Fosfatos
|
0,5 mg/L
|
Nitratos
|
50 mg/L
|
Amónia
|
0,0 mg/L
|
O Programa prevê uma monitorização do charco adotado, a nível biológico e fisico-químico, pelo que serão realizadas diversas atividades ao longo do ano letivo.
Segundo Período
Investigador da CIBIO, Universidade do Porto, na escola - dia 23/01/2013
A vinda à escola do investigador teve como objetivo alertar os alunos para a importância da preservação e inventariação dos charcos a nível nacional, salientando-se a sua importância para a consecução dos objetivos a nível local.
Durante a saída de campo com alunos do 11º ano, no período da manhã, foram observadas várias espécies animais e vegetais caraterísticas destes ambientes, salientando-se a visualização das três espécies de tritões existentes a nível nacional, sendo uma delas extremamente rara.
Da parte da tarde, os alunos do Clube de Ciências também foram sensibilizados para a importância dos charcos e sua conservação.
Investigador da Universidade do Porto a ajudar os alunos, do Clube de Ciências, na identificação
da biodiversidade do charco adotado.
Construção do Charco da EBS de Airães (10.07.13)
- Charco do Paraíso -
A escola contou com o apoio da Junta de Freguesia de Airães que disponibilizou durante a manhã uma retroescavadora e transportou as pedras.
O início da escavação: começamos por remover a parte superficial do solo.
O buraco começava a ganhar forma e a máquina deu uma ajuda preciosa, mas ainda havia muito trabalho pela frente à força e perícia da enxada.
O nivelamento das margens é fundamental em qualquer construção de charco, nunca esquecer!
O início da delimitação da zona mais profunda, bem como do patamar onde a tela impermeável será fixada.
Confirmamos novamente a altura das margens com a ajuda de um simples nível de água.
Charco nivelado, zona mais funda escavada, zona de encaixe da tela definida e todas as pedras do fundo que poderiam danificar a tela impermeável foram removidas! Já podemos começar a aplicar as telas.
Esta é a primeira: uma tela não impermeável, apenas de proteção.
A segunda: uma alcatifa que reforça a proteção da tela impermeável.
A terceira: uma tela de lona impermeável. As telas que reaproveitamos para construir charcos são todas consideradas como um resíduo pelas entidades que as cedem (U.P. - alcatifas e Optimus - tela de proteção e impermeável).
Parte da tinta sempre para baixo para evitar o contacto com a água.
O representante da Direção da Escola veio colocar simbolicamente a primeira pedra!
Nesta fase conseguimos juntar vários voluntários, tanto alunos, como professores e funcionários, todos ajudaram no transporte das pedras para o charco. Obrigado a todos!
Começamos a encher o charco e a cobrir todo o fundo com pedras. As pedras são um elemento crítico na construção de qualquer charco!
O charco começava a ganhar outra forma.
O calor que se fazia sentir a esta hora era imenso e a ajuda que recebemos nesta fase foi fundamental!
Um pequeno ajuste na margem.
Até agora tudo bem! Parecia que íamos ter pedras suficientes para cobrir todo o charco!
A replantar nas margens algumas das plantas que foram removidas durante a fase da escavação com máquina.
A arranjar a área circundante ao charco...
O terreno ao lado da escola tinha vários tanques com vida! Recolhemos algumas plantas aquáticas para facilitar a colonização natural!
Nunca introduzir qualquer espécie exótica ou invasora e fazer a recolha sempre de uma zona muito próxima!
Nunca introduzir qualquer espécie exótica ou invasora e fazer a recolha sempre de uma zona muito próxima!
A equipa que resistiu até ao fim! Sorriso nos lábios, muita terra no corpo e até alguns escaldões do sol!
Plantação final das plantas aquáticas.
Por fim, não esquecemos de regar as plantas da margem que tinham sido replantadas.
O resultado final! Ficamos todos muito satisfeitos!