imagem

imagem

Projeto "Daphnia"

No âmbito do Projeto Ciências Experimentais, a Escola B/S de Airães adquiriu, recentemente, uns pequenos animais aquáticos chamados dáfnias, pertencentes à espécie Daphnia magna. As dáfnias são microcrustáceos típicos de águas doces, habitando todo o tipo de ecossistemas dulçaquícolas exceto águas correntes muito fortes. Vulgarmente são designadas por “pulgas-de-água” devido aos movimentos das antenas que lhes dão a aparência de se deslocarem em pequenos saltos. Têm uma envergadura que varia entre 0,2 e 5,0 milímetros e habitam em meios aquáticos desde charcos a rios.

As dáfnias pertencem ao zooplâncton e são organismos filtradores que retêm todo o tipo de material em suspensão, selecionando-o apenas pelo tamanho. Como alimento podem ser mantidas tanto com leveduras como com microalgas unicelulares (por ex. Chlorella vulgaris) ou com ambas. Se as culturas forem mantidas em condições ótimas, um frasco de 1litro com 10 dáfnias pode produzir 100 novas dáfnias por semana. Neste momento, encontram-se num fase de adaptação ao novo local e meio de cultura.

As dáfnias são utilizadas como modelo biológico para bioensaios, testes de toxidade. Assim, são utilizadas, por exemplo, para testar o efeito de algumas drogas (cafeína, nicotina, álcool) ou poluentes diversos no ritmo cardíaco destes pequenos seres vivos.

Dapnhia magna
Câmara de cultura das dáfnias e da microalga Chlorella (Laboratório de CN)

Como foram testadas as drogas sociais?
 


 

 
 


 

 


 
 
Trabalho em grupos de dois elementos, para a contagem do ritmo cardíaco da Daphnia magna, sem e com a presença da droga social.
 
Técnica de Contagem dos Batimentos Cardíacos
 
Para determinar o ritmo cardíaco da Daphnia magna, um aluno bateu com a ponta de um lápis numa folha de papel, fazendo um ponto por cada batimento cardíaco que observou, enquanto outro elemento controlou o tempo (10 segundos) com um cronómetro ou relógio. No final, contou-se o número de pontos registados.

 


 
Cada grupo, testou a influencia de uma droga social diferente ou em concentrações diferentes, como descrito no Quadro I.

 

Quadro I - Previsões e Resultados dos Efeitos das Drogas no Ritmo Cardíaco da Daphnia magna.

 

 
 
LEGENDA: +++ Grande aumento do ritmo cardíaco; ++ Aumento do ritmo cardíaco; + Pequeno aumento do ritmo cardíaco; Ritmo cardíaco sem alteração; Pequena diminuição do ritmo cardíaco; -- Diminuição do ritmo cardíaco; --- Grande diminuição do ritmo cardíaco; x paragem do coração.



Posters elaborados sobre o Projeto Daphnia I