As dáfnias pertencem ao zooplâncton e são organismos filtradores que retêm todo o tipo de material em suspensão, selecionando-o apenas pelo tamanho. Como alimento podem ser mantidas tanto com leveduras como com microalgas unicelulares (por ex. Chlorella vulgaris) ou com ambas. Se as culturas forem mantidas em condições ótimas, um frasco de 1litro com 10 dáfnias pode produzir 100 novas dáfnias por semana. Neste momento, encontram-se num fase de adaptação ao novo local e meio de cultura.
As dáfnias são utilizadas como modelo biológico para bioensaios, testes de toxidade. Assim, são utilizadas, por exemplo, para testar o efeito de algumas drogas (cafeína, nicotina, álcool) ou poluentes diversos no ritmo cardíaco destes pequenos seres vivos.
Dapnhia magna |
Câmara de cultura das dáfnias e da microalga Chlorella (Laboratório de CN) |
Como foram testadas as drogas sociais?
Técnica de Contagem dos Batimentos Cardíacos
Quadro I - Previsões e Resultados dos Efeitos das Drogas no Ritmo Cardíaco da Daphnia magna.
LEGENDA: +++ Grande aumento do ritmo cardíaco; ++ Aumento do ritmo cardíaco; + Pequeno aumento do ritmo cardíaco; 0 Ritmo cardíaco sem alteração; - Pequena diminuição do ritmo cardíaco; -- Diminuição do ritmo cardíaco; --- Grande diminuição do ritmo cardíaco; x paragem do coração.
Posters elaborados sobre o Projeto Daphnia I