imagem

imagem

1º Período - 9ºAno

Ciências Naturais

Questão problema 1 - É possível extrair ADN das células do Kiwi?

Estando a molécula de ADN, nas células eucarióticas animais e vegetais, situada no núcleo, foi necessário proceder à rutura das células para, posteriormente, proceder ao seu isolamento.
Trituração do Kiwi obtendo uma solução líquida.
Preparação de extração (solução líquida de kiwi, água, sal e detergente).

Filtração da preparação para o tubo de ensaio.

Adição de álcool ao filtrado.




Formação de um novelo branco e fino (ADN do kiwi)

Discussão/Conclusão
O esmagamento do kiwi pretendeu romper as membranas das células do kiwi e extrair os núcleos. O detergente tem a função de separar e dissolver as gorduras que constituem a membrana plasmática e membrana nuclear.
Pela filtração apenas a parte líquida atravessa o filtro. O ADN é solúvel em água, mas não em álcool. O álcool, por sua vez, é menos denso que a água, não se misturando estes dois líquidos. Deste modo, ao adicionar-se álcool, na zona de interseção entre este líquido e a solução filtrada ocorre a formação de u novelo branco e fino, correspondente a moléculas de ADN.
O sal utilizado na atividade laboratorial ajuda na agregação das moléculas de ADN.
Conclui-se que as células vegetais do kiwi contêm ADN na sua constituição, sendo possível extraí-lo e observá-lo a olho nu, uma vez que por ser pouco solúvel em álcool forma um precipitado.

2º Período
Ciências Naturais

Questão problema 2 - É possível observar cromossomas nas células do ápice radicular da cebola?







Recorreu-se a ácido clorídrico para separar as paredes celulares das células vegetais da cebola e ao corante orceína acética para a visualização dos cromossomas. Estes encontram-se no núcleo das células, visíveis numa cor carmim.


2.ºPeríodo

Físico-Química

Propriedades físicas dos metais alcalinos

Quando se corta o sódio é possível observar o brilho metálico.

Propriedades químicas dos metais alcalinos

Estes metais reagem violentamente com a água. No vídeo seguinte exemplifica-se a reação do sódio com a água.


2ºPeríodo
Ciências Naturais

Questões problema: Como é constituído o coração? 
                                   Como são constituídos os pulmões?











A dissecação do coração de um mamífero permitiu analisar as suas cavidades, espessura do miocárdio, válvulas, vasos sanguíneos associados e diferenças entre artérias e veias.
Na dissecação dos pulmões de um mamífero foi possível visualizar os seus bronquíolos, assim como detetar a sua textura esponjosa  e leve (flutuam).


3ºPeríodo
Ciências Naturais

Questões problema 1: Qual a influência da saliva na digestão?








 Os tubos de ensaio com cozimento de amido com e sem saliva foram colocados num banho maria a 37ºC para simular a temperatura do organismo. No tubo com amido e saliva verificou-se, através de reagentes,  a existência de uma enzima (amílase salivar), pois o amido foi transformado em açúcares mais simples.


                    
Questão problema 2: Como são constituídos os pulmões?








O corte longitudinal de um rim revela duas regiões principais: uma camada exterior pálida e de textura granulosa, o córtex, e uma camada interior escura e de aspeto estriado, a medula. É visível uma estrutura amarelada - o bacinete. Este resulta da dilatação dos tubos coletores e conduz a urina para o ureter.