imagem

imagem
Primeiro Período

Tema 1: Flutuação de corpos

Questão problema 1: Flutua ou não flutua? (Pré-Escolar/1ºCEB)

















Tema 2: Dissolução de corpos

Questão problema 2: Dissolve ou não dissolve? (Pré-Escolar e 1ºano)
                                A quantidade influencia a dissolução? (2º, 3º e 4º anos)













 
Segundo Período

Tema 1: Estados físicos da água

Questão problema 1: Como se distinguem os sólidos dos líquidos?


À temperatura ambiente, os líquidos formam gotas e os sólidos não. Um dos critérios utilizados para a distinção entre líquidos e sólidos é a formação de gotas, a uma determinada temperatura.


Questão problema 2: Haverá materiais que influenciam o tempo de fusão do gelo?

O que vamos mudar? Material a adicionar ao gelo.

O que vamos medir? Tempo de fusão do gelo.

O que vamos manter? Tamanho do cubo de gelo, a quantidade de material a adicionar ao gelo e a temperatura.

O que precisamos? Gelo, farinha, sal, açúcar e cronómetro.







 Verificou-se que…
O sal é o material que permitiu uma fusão do gelo mais rápida. Os restantes materiais também permitem que a fusão do gelo ocorra mais rapidamente do que quando existe unicamente gelo.


Conclui-se que...Podemos alterar o tempo de fusão do gelo se o revestirmos com diferentes materiais. Há materiais que permitem diminuir o tempo de fusão do gelo, como é o caso do sal. É por esta razão que no Inverno, quando neva a Proteção Civil lança sal nas estradas.

Tema 2: Propriedades do fogo

Questão problema 1 - Para que haja fogo é preciso ar?








Verificou-se que…
A chama da vela apagou quando foi colocado um copo por cima.

Concluiu-se que...
Para que haja fogo é preciso ar. Uma das formas de apagar um pequeno incêndio é colocar areia ou uma manta por cima da chama.
 

Questão problema 2 - O tempo de combustão do plástico é sempre o mesmo?








Verificou-se que…
 O copo vazio começa a arder imediatamente quando aproximado da chama. O copo com água não arde e o copo com areia começa a arder pouco tempo depois de se aproximar à chama.

Conclui-se que...
O tempo de combustão do plástico não é sempre o mesmo. A água e a areia absorvem uma determinada quantidade de calor da chama evitando que o plástico arda de imediato.


Terceiro Período

Tema: Fatores que afetam a germinação do feijão

Questão problema 1: Qual a influência da humidade na germinação do feijão?






Verificou-se que… Até ao 3º dia da experiência nenhuma semente germinou. A partir do 5º dia começaram a germinar as sementes do copo A (com água) e as do copo B (sem água) não. A partir do 7º dia todas as sementes do copo A germinaram e as do copo B não.

Concluiu-se que...As sementes de feijão só germinam se forem regadas com água. A água é indispensável à germinação das sementes de feijão.



Questão problema 2: Qual a influência da luminosidade na germinação do feijão?




 
 

Verificou-se que…
Até ao 3º dia nenhuma das sementes dos recipientes C e D germina. A partir do 7º dia, todas as sementes dos recipientes C e D germinam.

Concluiu-se que...
As sementes de feijão tanto germinam na obscuridade (local escuro). A luz não é indispensável à germinação das sementes de feijão.