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Ciências Naturais - 3º Ciclo

8ºAno


Ao longo do primeiro período, as aulas de Ciências Naturais do 8º ano incidiram no estudo dos ecossistemas. Pretendendo estudar a influencia dos fatores abióticos nos seres vivos foram desenvolvidas as atividades experimentais que se seguem.

Questão problema 1 - Qual o comportamento da minhoca em relação à luz?




A minhoca deslocou-se da parte iluminada da caixa para a parte escura da caixa. Concluiu-se que a minhoca apresenta fototaxia negativa (foge da luz).

Questão problema 2 - Qual  comportamento da minhoca em relação à humidade?




A minhoca deslocou-se da parte seca do tabuleiro para a parte húmida. Concluiu-se que a minhoca é um animal higrófilo (necessita de ambientes com humidade).

Questão problema 3 - Como reage a minhoca à temperatura?








As tinas continham água a diferentes temperaturas (10ºC, 23ºC e 30ºC). A minhoca apresentou-se mais agitada nas temperaturas de 10ºC e 30ºC, comparativamente ao seu comportamento à temperatura ambiente. A temperatura é um fator limitante, condicionando a existência dos seres vivos. Todos os seres vivos têm uma tolerância a um intervalo de temperaturas. Acima ou abaixo desse intervalo os organismos não sobrevivência. Assim, para a minhoca temperaturas de 10ºC e 30ºC, provavelmente, já são difíceis de suportar, preferindo temperaturas ótimas a rondar os 23ºC.

Questão problema 4 - Qual a influência da luz nas plantas (feijoeiro)?










A atividades experimental decorreu durante 3 semanas. O fator que variou entre os vasos foi apenas a luz, pelo que as condições de humidade foram sendo controladas.

  • Verificou-se que o vaso colocado no armário, apesar de ter apresentado crescimento de alguns feijoeiros nas primeiras duas semanas, estes tinham caules muito finos, folhas pouco desenvolvidas e amareladas.  Na última semana, tinham morrido praticamente todas as plantas deste vaso. Este facto deve-se à falta de luz. As plantas necessitam de luz para realizar a fotossíntese, processo pelo qual produzem matéria orgânica necessária para sobreviverem.
  • No vaso colocado na caixa escura com orifício, verificou-se o crescimento do feijoeiro em direção à luz. Concluiu-se que as plantas apresentam fototropismo positivo ao nível dos caules e folhas, uma vez que estes órgãos crescem em direção à luz.
  • O vaso colocado numa banca do laboratório serviu-se de controle, para podermos comparar com os restantes vasos. Os caules e folhas cresceram de modo mais vigoroso, apresentando cor verde



2.º Período

Físico-Química - 8.ºano



Atividade experimental: "Identificação do caráter químico de algumas soluções"

Para identificar o caráter químico de algumas soluções utilizaram-se os indicadores tornesol e fenolftaleína. Estes são substâncias que mudam de cor de acordo com o meio químico em que se encontram. Na tabela seguinte encontram-se as cores dos indicadores nos diferentes meios.

Tabela 1: Cores que os indicadores adquirem na presença de soluções com caráter ácido, básico e neutro.

As soluções usadas foram: água salgada,  vitamina C, hidróxido de sódio, limpa-vidros.

Cor que a fenolftaleína adquiriu nas diferentes soluções

Atividade experimental: "Precipita ou não?"

Uma reação de precipitação ocorre quando duas soluções aquosas reagem entre si e originam um sal insolúvel (precipitado) e sal solúvel.



Ciências Naturais

Questão problema 1: Qual a influência dos factores ambientais na decomposição?

Com a atividade experimental realizada, os alunos do 8ºano tinham como objetivo testar a influência da temperatura, humidade e quantidade de microrganismos na decomposição da maçã.










Durante 4 semanas foram realizadas observações semanais na evolução da decompição da maçã.
  • A maçã tem uma decomposição mais rápida na presença de humidade e temperaturas amenas.


Maçã em solo húmido (água da torneira) à temperatura ambiente (após 1 semana).


 Maçã em solo húmido (água da torneira) à temperatura ambiente (após 2 semanas).




                                    Maçã em solo húmido (água da torneira) à temperatura ambiente (após 3 semanas).



Maçã em solo húmido (água fervida) à temperatura ambiente (após 3 semanas).


  

  • A maçã tem uma conservação mais longa na ausência de humidade e a baixas temperaturas.




Maçã desidratada em solo seco, à temperatura ambiente.




 Maçã em solo húmido (água da torneira), no frigorífico.

Ciências Naturais

Questão problema 2 - Qual o efeito da chuva ácida nas plantas?




  Simulação da chuva ácida utilizando sumo de limão. 
Determinação do pH do limão: pH 2


                                                    Simulação de chuva normal utilizando água.
                                                        Determinação de pH da água: pH7


Colocaram-se folhas de tradescância em água e limão.

Passada uma semana...




Planta em água apresenta aspecto normal, enquanto que a que foi colocada no copo com ácido apresenta  folhas amareladas, a entrar em decomposição. Esta atividade mostra o efeito de destruição que as chuvas ácidas provocam nas plantas.


Questão problema 2 - Qual a poluição da água nos alfaiates?

Os alfaiates são insetos que aparecem frequentemente em ambientes aquáticos, conseguindo caminhar à superfície da água. Este facto, deve-se à exitência de uma tensão superficial da água . Na atividade laboratorial simularam-se alfaiates utilizando clipes.



Quando adicionado detergente à água os clipes afundam, não sendo possível colocá-los de novo a flutuar.




Conclui-se que quando existe poluição na água, a sua tensão superficial diminui, impedindo insetos como os alfaiates de viverem à superfície.

3ºPeríodo
Ciências Naturais

 Questão-problema 1: Será que existem bactérias no iogurte?






Existem bactérias no iogurte. Foi possível observar estes microrganismos através da utilização de um microscópio e de um corante. As bactérias permitem que ocorra a transformação do leite em iogurte. 

 
Questão-problema 2: Será que existem leveduras no fermento de padeiro?
 





Existem leveduras no fermento de padeiro. Foi possível observar estes microrganismos numa suspensão de fermento através da utilização de um microscópio. As leveduras ao alimentarem-se da farinha libertam gases, como o dióxido de carbono. Estes gases libertam-se durante a cozedura, deixado espaços vazios no pão, facto que lhe confere uma consistência esponjosa.