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MONITORIZAÇÃO DO CHARCO DA ESCOLA

No dia 19 de março de 2014, entre as 14h e as 17h, decorreram atividades de “Monitorização do Charco da Escola” que englobaram uma saída de campo ao charco da escola e observação de seres vivos à lupa binocular no Laboratório de Ciências Naturais. Contou com a participação dos alunos inscritos no Clube de Ciência, nomeadamente do 12ºA, alguns do 5ºC e do 9ºA acompanhados por professores da equipa do Projeto de Ciências Experimentais e sob a orientação do Dr. Jael Palhas, investigador do CIBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto).

O charco da escola
 
Na saída de campo ao charco da escola procedeu-se ao preenchimento da primeira ficha de campo relativa à “Caracterização do Charco” na qual foi indicada a respetiva localização, representação esquemática, caracterização física (dimensões, profundidade, inclinação, tipo de substrato), caracterização biológica, caracterização da água, caraterização das áreas circundantes e principais ameaças. Em termos de caracterização da água, foram feitas análises relativas à presença de amónia, nitratos, nitritos, determinação do pH da água e a temperatura. Concluiu-se que a água não está poluída.
Posteriormente, passou-se ao preenchimento da segunda ficha de campo intitulada “Ficha de Registo da Biodiversidade do Charco” tendo-se identificado várias espécies de flora, tais como: tábua-estreita, rabaça, hortelã, plantago, baldélia, morrugem-de-água, lentilha-de-água e algumas gramíneas, assim como algumas espécies de fauna, apenas invertebrados, tais como: libelinhas, aranhas, vespas, alfaiates, barqueiros.

 Libelinha pousada numa folha.
 

 

Tábua-estreita (folha longa e estreita) e Lentilhas-de-água (a flutuar na água).
 
Para completar a identificação da biodiversidade, procedeu-se à recolha de água do charco com algumas das espécies aquáticas para observação à lupa no Laboratório das Ciências Naturais. No laboratório, observaram-se várias espécies de invertebrados: barqueiros, minhoca, camarões-semente, tricópteros com casulo, efémeras (larvas e adultos), larvas de libelinha e de libélula, copépodes, ácaros-de-água, melga picadora (larva).

 
Imagens obtidas à lupa binocular: barqueiro (à esquerda), minhoca (à direita).

Larvas de libélula (no canto superior esquerdo e no inferior direito)
 
A atividade de “Monitorização do Charco” superou as expectativas, porque apesar de o charco ser alvo de atos de vandalismo por parte dos alunos da escola, foram identificadas muitas espécies no local e, no laboratório, os alunos tiveram a oportunidade de observar à lupa e identificar mais espécies do que era esperado.
No final da observação à lupa, todos os seres vivos foram devolvidos ao charco.
O sucesso de atividades como as saídas de campo prende-se com o facto de os alunos terem a oportunidade de contactar diretamente com a fauna e flora existentes nos locais, reconhecer e identificar diferentes espécies, perceberem melhor o comportamento dos seres vivos. No entanto, o sucesso desta atividade deveu-se também à constante colaboração existente entre alunos de níveis de escolaridade opostos na escola, do 5º e 12ºano, numa clara demonstração de que a partilha de saberes não tem idade.
No laboratório: colaboração entre alunos do 5º e 12º ano.
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