imagem

imagem

OBSERVAÇÃO NOTURNA DE ANFÍBIOS

No dia 9 de abril de 2014, entre as 19h30m e as 23h30m, decorreu na Escola Básica e Secundária de Airães a atividade de “Observação Noturna de Anfíbios” que foi realizada no âmbito do Projeto “Charcos com Vida”, orientada pelo Dr. Jael Palhas, investigador da CIBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto), e contou com a participação de alguns elementos da equipa do Projeto “Mil Escolas”.
A atividade teve início às 19h30m com um piquenique de convívio que contou com a presença de alguns alunos do 12ºA (dinamizadores na escola do Projeto “Charcos com Vida”), do 5ºC (dinamizadores na escola do Projeto “Mil Escolas”) e respetivos pais / família, alguns professores, o Dr. Jael Palhas em representação do Projeto “Charcos com Vida” e o Dr. João Roseira e a Eng. Mariana Cruz em representação da equipa do Projeto “Mil Escolas”.
Cerca das 20h30m, compareceram mais alunos e encarregados de educação, tendo-se aproveitado para divulgar os projetos e o Dr. Jael Palhas ofereceu à escola vários Guias de Campo de identificação de anfíbios, répteis, libelinhas / libélulas e de algumas espécies de flora mais frequentes nos charcos de Portugal.
 Piquenique de convívio
 Oferta à escola de Guias de Campo

Entretanto deu-se início à atividade de saída de campo de observação de anfíbios, contando com a participação de 33 “observadores” e sob a orientação do Dr. Jael Palhas. Este investigador começou por dar indicações sobre as atitudes a adotar nas saídas de campo de forma a não incomodar os seres vivos e a tirar o maior proveito possível em termos de observação de espécies. Quando os observadores estavam a chegar ao “Charco da Escola”, o Dr. Jael avistou no passeio um anfíbio e pegou nele para, em conjunto, proceder à sua identificação. Era um sapo comum. Entretanto, foram visualizados mais dois sapos comuns: um, dentro de uma boca de água e outro por baixo do impermeável na margem do charco.

No charco foram identificadas espécies de flora, tais como: tábua-estreita, rabaça, hortelã, plantago, baldélia, lentilha-de-água e algumas gramíneas, assim como algumas espécies de fauna de macroinvertebrados, tais como: barqueiros, efémeras, aranha, larvas de libélula, melgas.

Fora da escola, foram visitados dois tanques. O primeiro, estava praticamente vazio, no entanto, ainda foi observado um caracol aquático com ovos depositados na concha. Ao lado deste tanque, o Dr. Jael Palhas encontrou uma rã verde fêmea.
No segundo tanque, o Dr. Jael apanhou dois tritões-marmorados, um macho com crista e uma fêmea, um tritão-de-ventre-laranja, e foram visualizadas várias rãs-verdes dentro do tanque.
 Macroinvertebrados: larvas de libélula, barqueiros.
 Sapo Comum
(Bufo bufo)
Rã-verde
(Rana perezi) 
Tritão-marmorado
                (Triturus marmoratus)                 
Tritão-de-ventre-laranja
(Lissotriton boscai)
O sucesso desta atividade prendeu-se com o facto de ter proporcionado a oportunidade de contactar diretamente com a fauna e flora existentes nos locais, reconhecer e identificar diferentes espécies, admirar os animais, ouvir os seus cantos, perceber melhor o comportamento dos seres vivos. Deste modo, através da estimulação dos sentidos, procurou-se melhorar a perceção pública dos anfíbios, sensibilizando a comunidade escolar para a sua importância ecológica e conservação.
 
Alguns dos participantes na atividade