imagem

imagem

SAÍDA DE CAMPO AO RIBEIRO TRESSOUSAS

No dia 28 de Maio, 29 alunos (27 do 5ºC e 2 do9ºA) e 3 professores participaram na 1ª Saída de Campo ao Ribeiro Tressousas no âmbito do projeto “Tressousas con(vida)!...”, um dos trabalhos vencedores do Projeto “Mil Escolas”. Esta Saída de Campo foi monitorizada pela Eng. Mariana Cruz e Dra. Raquel Granja da Empresa das Águas do Douro e Paiva.
No Ribeiro Tressousas, a nível do troço ao qual apelidamos “Troço da Igreja de Airães”, a Eng. Mariana convidou todos os intervenientes a fechar os olhos para fomentar o contacto direto com a natureza através da perceção dos seus sons e cheiros.
 
 
Paragem na margem direita do rio Tressousas
 
      
RIBEIRO TRESSOUSAS

 

Neste ambiente de verdadeira comunhão com o meio natural, formaram-se grupos de alunos que foram sensibilizados a fazer a observação e identificação direta de seres vivos, nomeadamente: trevo comum, malmequer, margarida, dedaleira, musgo, hortelã, milho, videira, lírio-amarelo-dos-pântanos, tabua, lentilha-de-água, rola, andorinha, melro, alfaiate, abelha, joaninha.

     
 

Posteriormente, os alunos foram solicitados a preencher uma ficha de campo, registando as evidências do ecossistema ribeirinho em estudo, e tiveram a oportunidade de concretizar várias tarefas, nomeadamente, identificar o troço onde se encontravam, efetuar observações no local de amostragem e ensaios de monitorização na determinação da respetiva qualidade da água, conseguindo efetuar registos no âmbito da determinação dos parâmetros físico-químicos, como por exemplo: a transparência da água do rio (turva), a temperatura (16º C), o pH (6.8), as impurezas e contaminantes químicos com a verificação da existência de nitritos (0,5 mg/l), nitratos (50 mg/l), enquanto componentes indicadores de poluição da água. Nas margens do troço foram observados resíduos de papel e plásticos, assim como, sentiu-se o odor a urina.

              
      Medição da Temperatura da água           Medição dos nitritos e nitratos
Estas observações levaram os alunos a concluir que os esgotos das habitações são lançados diretamente para o Ribeiro Tressousas e que a elevada concentração de nitratos detetada na água se deve ao uso de pesticidas na agricultura que, por consequência poluem a água.
Deste modo, pode-se concluir que a Saída de Campo foi bem sucedida dado que os alunos tiveram a oportunidade de contactar diretamente com a fauna e flora existentes nos locais, reconhecer e identificar diferentes espécies e conseguiram aferir sobre a qualidade da água do Ribeiro Tressousas e as causas da sua poluição. Sendo assim, os alunos poderão dinamizar atividades com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar e população local para a adoção de atitudes ecológicas, especificamente a nível do uso de pesticidas na agricultura, de preservação/proteção da água do Ribeiro Tressousas e dos ecossistemas ribeirinhos.
Ficha de Campo do Projeto Mil Escolas
 
Para mais informações pode ser consultada a notícia do portal www.aguaonline.net através da ligação: