imagem

imagem

WORKSHOP – PRODUÇÃO DE PESTICIDAS BIOLÓGICOS

Na Semana Cultural da Escola Básica e Secundária de Airães, foi realizado, no dia 11 de junho entre as 8h30m e as 12h, o Workshop - “Produção de Pesticidas Biológicos” no âmbito do Projeto “Mil Escolas” dirigido aos alunos das turmas 5ºC e 12ºA. Esta atividade foi orientada pela Dra. Helena Sousa e Dra. Joana da Escola de Educação Ambiental da Carriça, pertencente à Associação Salta Fronteiras - Organização Não Governamental de Defesa do Ambiente, que é parceira da escola através do Projeto “Mil Escolas”.
Neste workshop, foi apresentado o powerpoint “Controle de Pragas em Agricultura Natural” a partir do qual foram abordados vários assuntos, tais como: as origens e práticas/técnicas usadas na Agricultura Biológica; as doenças das plantas, exemplos de pragas e de seres vivos auxiliares; apresentação de plantas aromáticas e divulgação dos respetivos órgãos comestíveis, usados para fazer chás ou como pesticidas/fertilizantes naturais na agricultura.


De seguida, passou-se à realização da parte prática do workshop em que a Dra. Helena e a Dra. Joana utilizaram o exemplo da doença da Lepra do Pessegueiro para apresentarem como tratamento a aplicação do líquido resultante da maceração das urtigas. Os alunos estiveram a produzir um pesticida biológico através da maceração das urtigas que pode ser usado para tratar a doença da lepra nas plantas ou como inseticida para matar as ervas daninhas das bermas dos caminhos.

Pesticida Natural – Maceração de urtigas

Posteriormente, foi apresentado o exemplo da água do sabão de barra (azul ou rosa) que pode ser usado para afastar formigas ou outros insetos e para eliminar os caracóis, deve-se cavar um buraco e colocar uma solução de cerveja com açúcar que atrai os caracóis e estes ao caírem na solução, morrem.
No final do workshop, todos beberam um chá de urtiga e ficaram a saber que é uma fonte de nutrientes para solos pobres, com poucos microrganismos, pelo que é um ótimo fertilizante.
Chá de urtiga

Esta atividade foi bem sucedida, uma vez que os alunos revelaram-se bastante interessados devido às questões que colocaram e às expressões de surpresa que fizeram à medida que a informação lhes chegava. Inclusivamente, os próprios pais referiram que os seus filhos comentaram em casa o que aprenderam no workshop, referindo as vantagens do uso dos produtos naturais no controlo das pragas na agricultura.
Deste modo, conseguiu-se atingir o objetivo do workshop de sensibilizar os alunos para o uso doméstico e agrícola de produtos biológicos de forma a evitar a poluição do solo e da água e preservar a biodiversidade local.