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Atividades Desenvolvidas nas Aulas

Biologia e Geologia - Secundário

Questão Problema 1- Que fenómenos ocorrem como resultado do choque de dois continentes?

No âmbito do estudo das Placas Tectónicas, os alunos do 10ºA  realizaram uma atividade experimental que pretende simular o choque entre dois continentes.

Questão probelma 2: Que fenómenos ocorrem durante uma erupção de tipo explosivo?

No dia 26 de novembro, o turno 1 do 10º A realizou uma atividade experimental com o intuito de observar os fenómenos que ocorrem durante uma erupção explosiva.




Verificou-se que durante a erupção, as escoadas de lava são curtas ou inexistentes, devido à elevada viscosidade da lava. Podem ocorrer inumeras explosões, há projeção de cinzas e outros piroclastos que, em conjunto com gases pode formar uma nuvem ardente. Os cones vulcânicos são íngremes e elevados, resultantes da acumulação de materiais piroclásticos.Trata-se de uma erupção violenta e em simultâneo, estrondosamente bela.
Os alunos do turno1 do 10ºano
Os alunos do turno1 do 10ºano


Questão problema 3: Que fenómenos ocorrem durante uma erupção de tipo efusivo?

Por conseguinte, o turno 2 do 10º ano realizou uma atividade experimental com o intuito de observar os fenómenos que ocorrem durante uma erupção efusiva.

Durante a atividade realizada podemos constatar que numa erupção vulcânica do tipo efusivo há a ocorrência de grandes escoadas de lava. Devido à inexistência de explosões podemos caracterizar este tipo de erupção vulcânica como sendo muito calma.
Os alunos do turno 2 do 10ºano  
Os alunos do turno 2 do 10ºano

Ciências Naturais - 3º Ciclo

8ºAno


Ao longo do primeiro período, as aulas de Ciências Naturais do 8º ano incidiram no estudo dos ecossistemas. Pretendendo estudar a influencia dos fatores abióticos nos seres vivos foram desenvolvidas as atividades experimentais que se seguem.

Questão problema 1 - Qual o comportamento da minhoca em relação à luz?




A minhoca deslocou-se da parte iluminada da caixa para a parte escura da caixa. Concluiu-se que a minhoca apresenta fototaxia negativa (foge da luz).

Questão problema 2 - Qual  comportamento da minhoca em relação à humidade?




A minhoca deslocou-se da parte seca do tabuleiro para a parte húmida. Concluiu-se que a minhoca é um animal higrófilo (necessita de ambientes com humidade).

Questão problema 3 - Como reage a minhoca à temperatura?








As tinas continham água a diferentes temperaturas (10ºC, 23ºC e 30ºC). A minhoca apresentou-se mais agitada nas temperaturas de 10ºC e 30ºC, comparativamente ao seu comportamento à temperatura ambiente. A temperatura é um fator limitante, condicionando a existência dos seres vivos. Todos os seres vivos têm uma tolerância a um intervalo de temperaturas. Acima ou abaixo desse intervalo os organismos não sobrevivência. Assim, para a minhoca temperaturas de 10ºC e 30ºC, provavelmente, já são difíceis de suportar, preferindo temperaturas ótimas a rondar os 23ºC.

Questão problema 4 - Qual a influência da luz nas plantas (feijoeiro)?










A atividades experimental decorreu durante 3 semanas. O fator que variou entre os vasos foi apenas a luz, pelo que as condições de humidade foram sendo controladas.

  • Verificou-se que o vaso colocado no armário, apesar de ter apresentado crescimento de alguns feijoeiros nas primeiras duas semanas, estes tinham caules muito finos, folhas pouco desenvolvidas e amareladas.  Na última semana, tinham morrido praticamente todas as plantas deste vaso. Este facto deve-se à falta de luz. As plantas necessitam de luz para realizar a fotossíntese, processo pelo qual produzem matéria orgânica necessária para sobreviverem.
  • No vaso colocado na caixa escura com orifício, verificou-se o crescimento do feijoeiro em direção à luz. Concluiu-se que as plantas apresentam fototropismo positivo ao nível dos caules e folhas, uma vez que estes órgãos crescem em direção à luz.
  • O vaso colocado numa banca do laboratório serviu-se de controle, para podermos comparar com os restantes vasos. Os caules e folhas cresceram de modo mais vigoroso, apresentando cor verde




9ºAno

Questão problema 1 - É possível extrair ADN das células do Kiwi?

Estando a molécula de ADN, nas células eucarióticas animais e vegetais, situada no núcleo, foi necessário proceder à rutura das células para, posteriormente, proceder ao seu isolamento.

Trituração do Kiwi obtendo uma solução líquida.
Preparação de extração (solução líquida de kiwi, água, sal e detergente).

Filtração da preparação para o tubo de ensaio.

Adição de álcool ao filtrado.




Formação de um novelo branco e fino (ADN do kiwi)

Discussão/Conclusão
O esmagamento do kiwi pretendeu romper as membranas das células do kiwi e extrair os núcleos. O detergente tem a função de separar e dissolver as gorduras que constituem a membrana plasmática e membrana nuclear.
Pela filtração apenas a parte líquida atravessa o filtro. O ADN é solúvel em água, mas não em álcool. O álcool, por sua vez, é menos denso que a água, não se misturando estes dois líquidos. Deste modo, ao adicionar-se álcool, na zona de interseção entre este líquido e a solução filtrada ocorre a formação de u novelo branco e fino, correspondente a moléculas de ADN.
O sal utilizado na atividade laboratorial ajuda na agregação das moléculas de ADN.
Conclui-se que as células vegetais do kiwi contêm ADN na sua constituição, sendo possível extraí-lo e observá-lo a olho nu, uma vez que por ser pouco solúvel em álcool forma um precipitado.