imagem

imagem

Biologia e Geologia - Secundário

Questão Problema 1- Que fenómenos ocorrem como resultado do choque de dois continentes?

No âmbito do estudo das Placas Tectónicas, os alunos do 10ºA  realizaram uma atividade experimental que pretende simular o choque entre dois continentes.

Questão probelma 2: Que fenómenos ocorrem durante uma erupção de tipo explosivo?

No dia 26 de novembro, o turno 1 do 10º A realizou uma atividade experimental com o intuito de observar os fenómenos que ocorrem durante uma erupção explosiva.




Verificou-se que durante a erupção, as escoadas de lava são curtas ou inexistentes, devido à elevada viscosidade da lava. Podem ocorrer inumeras explosões, há projeção de cinzas e outros piroclastos que, em conjunto com gases pode formar uma nuvem ardente. Os cones vulcânicos são íngremes e elevados, resultantes da acumulação de materiais piroclásticos.Trata-se de uma erupção violenta e em simultâneo, estrondosamente bela.
Os alunos do turno1 do 10ºano
Os alunos do turno1 do 10ºano


Questão problema 3: Que fenómenos ocorrem durante uma erupção de tipo efusivo?

Por conseguinte, o turno 2 do 10º ano realizou uma atividade experimental com o intuito de observar os fenómenos que ocorrem durante uma erupção efusiva.

Durante a atividade realizada podemos constatar que numa erupção vulcânica do tipo efusivo há a ocorrência de grandes escoadas de lava. Devido à inexistência de explosões podemos caracterizar este tipo de erupção vulcânica como sendo muito calma.
Os alunos do turno 2 do 10ºano  
Os alunos do turno 2 do 10ºano