imagem

imagem

PALESTRA “TRESSOUSAS CON(VIDA)!...”

No dia 13 de Junho, pelas 17h30m, decorreu na Escola a Palestra “Tressousas con(vida)!...” dirigida à comunidade escolar e população em geral. Esta atividade foi desenvolvida pela coordenadora do Projeto, Sara Oliveira, e turma 5ºC, pelo facto de a escola ter sido vencedora no concurso Projeto Mil Escolas 2013/2015 organizado pela Empresa das Águas do Douro e Paiva.
Os objetivos desta iniciativa foram divulgar o Projeto “Mil Escolas” à comunidade escolar; sensibilizar a comunidade escolar e população local para a adoção de atitudes ecológicas, especificamente a nível do uso de pesticidas na agricultura, de preservação/proteção da água do Ribeiro Tressousas e dos ecossistemas ribeirinhos; identificar as causas da poluição da água do Ribeiro Tressousas e propor medidas a adotar para evitar a sua poluição; promover parceria(s) e a colaboração da comunidade escolar com ONG´s e autarquias, no sentido de viabilizar a partilha de experiências e a implementação de ações conjuntas que assentem na responsabilidade ambiental e social de todos.
O Diretor da Escola, Rui Silva, deu início à palestra começando por agradecer a presença de todos e para realçar a importância do Projeto “Mil Escolas” para a escola e para o Agrupamento. Reforçou que “Se nós não formos filhos do ambiente, quem será?”.
Da esquerda para a direita:
João Roseira, da Empresa das Águas do Douro e Paiva;
Rui Silva, Diretor do Agrupamento de Escolas de Airães;
Helena Sousa, Escola de Educação Ambiental da Carriça;
Sara Oliveira, Coordenadora do Projeto de Ciências Experimentais
e professora responsável pelo Projeto “Mil Escolas” na escola.
 
Posteriormente, as alunas Beatriz Ferreira e Maria João Carvalho do 5ºC declamaram o poema “O lamento do rio poluído” da autoria da própria turma com a orientação do professor de português Nuno Cardoso. Seguiram-se as intervenções dos oradores João Luís Roseira, da Empresa das Águas do Douro e Paiva, com o tema “Projeto Mil Escolas e portal aguaonline”; Sara Oliveira, Coordenadora do Projeto de Ciências Experimentais e responsável pelo Projeto “Mil Escolas” na escola, com a apresentação das atividades realizadas ao longo do primeiro ano de aplicação do projeto; Helena Sousa, da Escola de Educação Ambiental da Carriça da Associação Salta Fronteiras (Organização Não Governamental de Defesa do Ambiente), com o tema “Escola Ambiental da Carriça” em que apresentou as diversas atividades e ações de sensibilização e de formação que são realizadas, aproveitando para divulgar/sensibilizar para as vantagens da prática da Agricultura Biológica, nomeadamente do uso de pesticidas biológicos.
                           Alunas do 5ºC, Beatriz Ferreira e                  Helena Sousa da Escola de Educação
                               Maria João Carvalho a declamarem o                Educação Ambiental da Carriça
                                 Poema “O lamento do rio poluído”

Após as intervenções dos oradores, seguiu-se um momento de debate em que foram colocadas algumas questões e feitas algumas reflexões com a participação dos oradores, dos alunos, professores, pais / encarregados de educação e o Presidente de Junta de Freguesia de Airães, Vítor Vasconcelos. Nesta reflexão conjunta, procedeu-se à identificação das principais causas de poluição da água e dos ecossistemas ribeirinhos do Ribeiro de Tressousas e dos cursos de água do concelho de Felgueiras: esgotos diretamente encaminhados para os cursos de água doce, devido à falta de saneamento básico; mau funcionamento da ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) da Lixa que faz descargas poluentes para o rio; uso abusivo de agroquímicos, incluindo adubos químicos e pesticidas, na agricultura que poderão prejudicar a produção agrícola, em particular, a vinicultura que é de extrema importância para a subsistência das populações. A seguir foram apresentadas medidas/ações que estão a ser aplicadas e a aplicar de forma a diminuir a poluição dos cursos de água: o Presidente da Junta de Freguesia de Airães referiu que no concelho de Felgueiras estão a ser feitas obras de saneamento; acrescentou que está disponível para ajudar em ações de sensibilização à população para diminuir o uso de pesticidas químicos, sugeriu solicitar a cooperação da Cooperativa Agrícola de Felgueiras e da Casa de Sergude da Direção Regional de Agricultura entre Douro e Minho nas ações de sensibilização para o uso de pesticidas biológicos no controle de pragas e, inclusivamente, solicitar a colaboração de um viticultor vizinho da escola no sentido de usar pesticidas biológicos nas suas vinhas para testar a sua eficácia e vantagem ecológica; Helena Sousa referiu estar disponível, assim como os membros da Escola Ambiental da Carriça, para colaborar nas ações de sensibilização, contribuindo com formação em Agricultura Biológica. Nesta sequência, a Escola Ambiental da Carriça, representada por Helena Sousa, lançou o desafio de criar “Florestas Comestíveis na Escola” como forma de incentivar a prática da Agricultura Biológica, usando os próprios produtos para consumo interno da escola de Airães.

 

Vitor Vasconcelos, Presidente da Junta de Airães,
participou ativamente no momento de debate / reflexão da Palestra.
  
A palestra foi parcialmente bem sucedida uma vez que reuniu apenas um dos autarcas convidados, esteve ausente o Presidente da Câmara de Felgueiras e o presidente da Junta de Pedreira, e a maioria dos alunos da turma 5ºC e respetivos pais / encarregados de educação também não compareceu. Por outro lado, a atividade foi bem sucedida dado que permitiu informar e promover um debate que esclareceu quem estava presente dando cumprimento aos objetivos propostos.
 O público esteve sempre atento e participou no momento de debate / reflexão da palestra.
 
Como o Projeto Mil Escolas é um projeto para dois anos letivos, vão continuar a ser desenvolvidas atividades, inclusivamente tentar colocar em prática as “Florestas Comestíveis na Escola”, com o principal objetivo de sensibilizar a comunidade escolar e população local para a adoção de atitudes ecológicas, especificamente a nível do uso de pesticidas na agricultura, de preservação/proteção da água do Ribeiro Tressousas e dos ecossistemas ribeirinhos, em prol do desenvolvimento sustentado.
Para mais informações pode ser consultada a notícia do portal www.aguaonline.net através da ligação: http://www.aguaonline.net/noticias/detalhes.php?id=1058.